Projeto da Agenda Bahia do Trabalho Decente está entre os finalistas da ONU

A Bahia estendendo o diálogo social
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A experiência da Agenda Bahia do Trabalho Decente, desenvolvida desde 2007 com o envolvimento de 11 secretarias do Governo do Estado, instituições da área do Trabalho, empregadores e trabalhadores, está entre as finalistas do Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas (UN Public Service Awards: 2014). Trata-se da maior premiação internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) na área da administração pública.

Em comunicado enviado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que coordena a Agenda em âmbito estadual, a organização da premiação informa o êxito obtido em mais uma etapa do evento e a pré-seleção “entre os melhores projetos para avaliação final pelo Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas”. O anúncio oficial dos vencedores do UNPSA-2014 será no dia 2 de maio próximo.

A experiência baiana participa do prêmio da ONU com o pacto firmado, há sete anos, pelas 28 instituições que hoje integram o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente em defesa da criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, da extensão da proteção social, da promoção e fortalecimento do diálogo social, além do respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho.

As prioridades da Agenda Bahia, elaborada de forma participativa, são apresentadas em nove eixos - Erradicação do Trabalho Escravo; Erradicação do Trabalho Infantil; Segurança e Saúde do Trabalhador; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Promoção da Igualdade das Pessoas com Deficiência; Serviço Público; Juventude; Trabalho Doméstico e Empregos Verdes.